DISTRITO DO AGUAÍ ALUNOS SOFREM COM A FALTA DO TRANSPORTE ESCOLAR

Há quase três meses administro este Blog e durante todo este período sempre procurei ter retidão nas minhas colocações, optei por opinar só no momento certo, sem fazer criticas destrutivas ou ameaçadoras. Este espaço sempre foi usado para publicação de informações, com uma abordagem bem jornalística, sem pender para nenhum seguimento político e, assim continuará sendo. Não é minha intenção querer ser o dono da razão, porém, pretendo contribuir e tentar encontrar solução para alguns problemas que poderiam ser evitados. Por esse motivo, não poderia deixar de publicar um fato que me deixou intrigado. Sou natural do Aguaí, distrito serrano do município de Itapajé, mais precisamente da localidade de Guaribuçú. Sempre como de costume, vou visitar minha família aos finais de semana, porém inusitadamente tive que ir á minha terra dois dias no meio da semana passada. Não sei se foi coincidência, mais o dois dia que estive lá não constatei a atuação do Transporte Escolar. Obtive a informação por parte de pais de alunos, que as rotas Guaribuçú/Aguaí, Guaribuçú/Iratinga e Guaribuçú/Santa Cruz são afetadas freqüentemente com a falta do transporte e o que é pior os alunos ficam esperando e nenhuma satisfação é dada. Fui procurado por alguns alunos, dando conta de que estavam perdendo aula e afirmando que o Transporte Escolar não é uma certeza, hoje tem amanhã pode não ter e assim segue constantemente. Curioso para saber o está acontecendo, resolvi procurar os responsáveis pelas rotas. Conseguir conversar com dois dos três responsáveis e a alegação foi à mesma. Eles relataram que além das péssimas condições da estrada, o agravante maior é a falta de pagamento. De acordo com os detentores das rotas, o serviço poderá ser suspenso definitivamente, se a empresa responsável pelos transportes não efetuar o pagamento até o ultimo dia útil deste mês.
Diante desta situação, como ficam os alunos que precisam freqüentar á aula diariamente? Terão que perder disciplina correndo o risco até de ficar reprovado por negligencia dos outros?
Sei que durante o período chuvoso é complicado o transporte escolar principalmente na região serrana, os transporte são inadequados e as condições das estradas são realmente precárias. Porém, acho que durante este período, as estradas vicinais do nosso município deveriam passar por manutenção freqüentes, pelo menos nos pontos mais críticos. Quanto á remuneração, entendo que as pessoas que prestam serviço devem ser pagas, atraso de pagamento gera desconforto no trabalhador e a qualidade do serviço ficar comprometida. E isto já está acontecendo, mas o grande prejudicado não é o proprietário do transporte muito menos á empresa, o principal prejudicado é o aluno que perde aula e conhecimento.
Que as autoridades possam resolver esta situação imediatamente.
 
Adriano Furtado    

Nenhum comentário